Carregando...

Notícias

Notícia

Pesquisa IOB aponta que 80% dos empreendedores exaltam o papel do contador

33% afirmam que o contador auxilia a empresa a estar de acordo com o Fisco, 26% apontam que ele ajuda a lidar com a burocracia brasileira e 22% acham que ele alivia os processos administrativos.

O contador é essencial para o bom desempenho das empresas, é o que pensam 80% dos empreendedores ouvidos pela IOB na pesquisa “Contador, o parceiro essencial para o sucesso das empresas”. Por outro lado, o levantamento mostrou que a maioria dos contadores não se sente valorizado. Confira a seguir mais detalhes do estudo que ouviu 985 contadores e 498 empreendedores para entender como a profissão contábil é percebida por ambos.

Antes de mais nada, vale lembrar que o profissional contábil atua no seguinte contexto legislativo e tributário. Existem, pelo menos, 250 obrigações acessórias a serem cumpridas por empresas. E são mais de 220 alterações diárias em leis, normas e afins, ou seja, mais de 7 mil por ano.

Os dados refletem sobre os motivos nos quais fazem os empreendedores valorizarem a profissão. Já que 33% afirmam que o contador auxilia a empresa a estar de acordo com o Fisco, 26% apontam que ele ajuda a lidar com a burocracia brasileira e 22% acham que ele alivia os processos administrativos.

“Como empresário, posso dizer que, às vezes, nos vemos sozinhos para tomar decisões desafiadoras. E, então, aparece a figura do contador para compartilharmos dores e dificuldades. Este papel humano da profissão é muito importante e também precisa ser exaltado”, destacou Jorge Santos Carneiro, presidente da IOB.

Maioria dos contadores não se sente valorizado

Se por um lado o empreendedor exalta o papel do contador, por outro, o profissional contábil não se sente valorizado. É o que disseram 79% dos entrevistados na pesquisa da IOB.

Nas razões apontadas para a desvalorização da atividade contábil, 35% dos contadores disseram que o trabalho é visto apenas como uma obrigação burocrática; 30% afirmam que as pessoas não compreendem a sua função; e 22% acreditam que a profissão tem uma imagem ligada a taxas e impostos.

Já entre os contadores que se sentem valorizados, 39% acreditam que ajudam o negócio dos seus clientes a evoluir.

Rotina contábil

A pesquisa também abordou a rotina contábil. Para 31% dos contadores, é notório que o trabalho deles é necessário para as empresas e 30% sentem que fazem a diferença. Entre os empreendedores, 47% estão completamente satisfeitos e apenas 7% afirmam que se desgastam e/ou querem mudar de profissional.

Futuro da profissão

Aos serem questionados como enxergam a profissão nos próximos cinco anos, 47% dos contadores acreditam que a tendência é estreitar a parceria com os clientes para direcionar estrategicamente as empresas e 29% entendem que precisarão se reinventar e adicionar novos serviços ao escopo atual.

Os empreendedores têm uma percepção mais dividida em relação ao futuro, 33% acreditam que o contador vai atuar mais como parceiro estratégico, 21% apostam na reinvenção, mesmo percentual dos que acreditam que nada vai mudar.

O presidente da IOB pensa como a maioria dos empreendedores. “Tenho para mim que um caminho promissor para os contadores é se aproximar, cada vez mais, dos empresários e dos empreendedores, e, além disso, procurar diversificar a área de atuação. E, para tal, é preciso pedir ajuda para cumprir as tarefas mais repetitivas, saber delegar e usar a tecnologia a favor – em um formato que lhe seja útil”, opinou Santos Carneiro.