Carregando...

Notícias

Notícia

Marketing B2P: saiba como melhorar a conexão com seu consumidor final

Movimento influencia de maneira positiva na percepção de valor da marca e, consequentemente, em sua rentabilidade

Nos últimos anos, o perfil do mercado B2B vem se transformando em um movimento diretamente conectado com as mudanças culturais da sociedade. As marcas estão buscando estabelecer conexões genuínas com as necessidades e valores presentes em demandas de seus públicos. Por conta disso, diversas empresas têm trabalhado para mudar a sua comunicação e atingir, com novas estratégias, o seu consumidor final.

Para estabelecer essas conexões, muitas empresas estão utilizando o Marketing B2P (Business to Person). Ele se caracteriza quando as marcas – tanto B2B, quanto B2C – realizam estratégias em que as pessoas, ou seja, os consumidores do produto final, são parte essencial dos processos.

Elas são ótimas iniciativas para marcas que atuam em um cenário competitivo onde a percepção pública importa. Para Vinícius Ghise, CEO da Global AD, agência especialista em digital brand reputation, o Marketing B2P se caracteriza em ações que reforçam a reputação da empresa diante de um público muito maior que apenas aqueles envolvidos diretamente no negócio.

Esse movimento influencia de maneira positiva na percepção de valor da marca e, consequentemente, em sua rentabilidade. Pensando nisso, o especialista listou cinco dicas para quem quer melhorar o Marketing da empresa a partir de uma perspectiva B2P e, a partir dessas estratégias, melhorar sua relação com o seu consumidor final.

1 – Melhore seu atendimento

Uma das principais maneiras de estabelecer conexões reais com as pessoas é desenvolver melhor o seu atendimento, o seu público final irá perceber, a partir dessa simples mudança, os benefícios da existência de sua marca. A qualidade apresentada neste processo, junto ao bom desempenho de seu produto, criará reconhecimento entre você e seu consumidor.

2 – Entenda a necessidade do seu consumidor final

Faça alguns questionamentos internos: qual a solução para os desafios apresentados a partir do meu produto? O que meu consumidor está precisando? A partir disso, utilize meios de pesquisas para buscar as respostas para esses questionamentos. Em vez de gastar tempo elaborando frases de efeito sobre como você se importa com seus clientes, descubra o que eles realmente precisam. E busque ouvir o que eles têm a dizer – aqui você pode encontrar muitas respostas.

3 – Entregue mais do que a venda

Busque entregar mais do que o seu produto. Ilustrando: se você for uma empresa do mercado B2B, como uma indústria que vende aço para outras empresas (como a de automóveis), defina qual melhor estratégia para realizar uma ativação de marca para o público comprador de automóveis, valorizando, por exemplo, as preocupações e certificações envolvendo a sustentabilidade na fabricação dos produtos

4 – Humanize seu conteúdo on-line

As pessoas estão cada vez mais buscando ter conexões reais com as empresas que fornecem algum tipo de serviço para elas. Uma boa maneira de fortalecer esse vínculo é utilizar as redes sociais para criar, e ajustar, esses laços. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Salesforce, empresa americana de software on demand, revelou que 73% dos consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e expectativas. Os canais digitais podem ser uma grande oportunidade para entender melhor os públicos do seu negócio de maneira mensurável e estratégica.

5 – Ofereça suporte ao cliente

Apenas disponibilizar uma aba de seu site talvez não seja o suficiente, certifique-se de que suas informações de suporte sejam oportunas e fáceis de encontrar. Além disso, busque ir mais adiante, esteja pronto, e tenha um sistema para isso, para que você possa escutar seu seu público final qual o problema que a pessoa está enfrentando.