Notícias
Notícia
Intenção de comprar a prazo cresce na primeira quinzena de março e inadimplência cai
No confronto com os 15 primeiros dias de fevereiro deste ano, a intenção de comprar à vista registrou alta de 9,8%.
A intenção de o consumidor realizar compras a prazo, medida pelas consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), registrou alta de 12,7% na primeira quinzena de março, frente ao mesmo período do ano passado.
De acordo com dados divulgados pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) na última terça-feira (16), no caso da intenção de comprar à vista, medida pelo SCPC Cheque, também houve aumento na primeira quinzena deste mês, em relação a igual período de 2009, porém menos intensa, de 11,8%.
No confronto com os 15 primeiros dias de fevereiro deste ano, a intenção de comprar à vista registrou alta de 9,8%. O mesmo ocorreu com a intenção de comprar a prazo, que registrou incremento de 6,8%.
Dias úteis
De acordo com a ACSP, o aumento da intenção de compras a prazo e à vista neste mês mostra um ritmo de crescimento anual próximo ao registrado em fevereiro último.
Deve-se considerar que os resultados positivos frente a primeira quinzena de março de 2009 foram influenciados pelo número de dias úteis, que neste mês somou 13, contra 12 dias da mesma quinzena do ano passado.
Caso o número de dias úteis das primeiras quinzenas de março deste ano e o mesmo mês do ano passado fosse igual a 12, a intenção de compras a prazo seria 6,6% maior e a intenção de compara à vista seria 6% maior.
Inadimplência
Os registros recebidos no cadastro de inadimplência caíram 2,2% na primeira quinzena de março, frente ao mesmo período do ano passado. Já os registros cancelados do SCPC cresceram 11%, na mesma base comparativa.
Esses dados, segundo a ACSP, revelam que a inadimplência continua em queda e as vendas em alta devido à oferta de crédito, que facilitou a renegociação de dívidas em atraso.
“ De acordo com as nossas previsões, existe um lado extremamente positivo: dos registros cancelados e a diminuição dos registros recebidos", afirmou, por meio de nota, o presidente da ACSP, Alencar Burti. "Isso indica que a economia vive um crescimento excepcional. E nós, sociedade e Governo, por meio de ações positivas, devemos manter essa situação para que assegure na sustentação de empregos, que é a chave-mestre de toda evolução econômica. ”, completou.
Na comparação com os 15 primeiros dias de fevereiro, porém, houve um aumento de 20,3% nos registros recebidos e de 20% nos registros cancelados.